Friday, March 20, 2015

Aulas de Português: Em vez de e ao invés de

Ooi pessoal, tudo bem? Designer nova na staff <3

Minha primeira postagem aqui, que emoção! Sério, meu sonho se realizando cara! Nem acredito! Meu nome verdadeiro é Rebeca, vou assinar como Amethyst - como vocês já perceberam haushaus - mas podem me chamar de Ames ou Beca que são meus apelidos pkaosoakspak <3 . Sou designer de Avaliação de Fanfic, mas de vez em quando me arrisco em fazer capas para fanfictions. Qualquer dúvida sobre mim, vou deixar minha ask no final desta postagem. 
Mas agora, vamos ao que interessa. Eu sei que a maioria de vocês odeiam aulas de português, mas sinceramente eu achei esse tema bastante interessante. Será que você usa corretamente o termo: em vez de e ao invés de
Muitas vezes, usa-se de maneira inadequada a expressão ao invés de quando se quer dizer em vez de. Observe o uso correto a seguir.
Ele permitiu que ela fosse embora ao invés de ficar e discutir o caso. (ao contrário de)
Ao invés de significa "ao contrário de", "ao invés de" e é utilizado quando se pretende expor duas ideias opostas, contrárias.

Em vez de significa "em lugar de".
Exemplo:
Em vez de comprar bananas, comprou maçãs. (em lugar de) 
É possível perceber que em vez de é sinônimo de "em lugar de", enquanto ao invés de está sendo usado para dar ideia de oposição total entre os elementos. 

Fonte: Tempo de Português - PIRONTI, Sandra.
São Paulo: Editora do Brasil, 2011.


Ask.Fm: X 

No comments:

Post a Comment